Doze toneladas de marreco, outros 1,5 mil quilos de repolho roxo e sete mil quilos de batata. Esta é a lista de ingredientes que compõem o prato mais pedido e que dá nome à Fenarreco: o marreco recheado com repolho roxo. Para o segundo prato mais pedido da festa, o eisbein (joelho de porco), são cinco mil quilos da iguaria.
A preparação da equipe do restaurante oficial começa, cerca de 30 dias antes, com a compra dos ingredientes e preparação logística. Durante todo o período da festa a cozinha funciona das 6h da manhã às 2h da madrugada. São 30 pessoas trabalhando na cozinha e outras 30 no salão. Tudo para fazer da Fenarreco a festa mais gostosa do Brasil e servir os milhares de fenafesteiros que vem de diversas regiões para degustar a gastronomia típica de Brusque.
Diariamente, a partir das 11h, os visitantes podem degustar o melhor da comida típica, com marreco recheado, eisbein, salsichas, marreco crispy e petisco. Quem não conseguir escolher entre estes pratos, pode optar pelo buffet, com mais de 60 itens, entre carnes, guarnições, frios e saladas.
Sandra Regina Melo Cardoso e o marido são de Cuiabá (MT), estão de férias em Santa Catarina e aprovaram a gastronomia da festa. “Optamos pelo buffet. Eu já havia provado joelho de porco, mas marreco é a primeira vez. A comida é excepcional e a variedade também muito grande. Está aprovadíssimo”, afirma.
Quem convidou a amiga para vir, foi Elisabet Inês Lehr, moradora de Florianópolis. Em seis pessoas eles vieram passar o dia na Fenarreco. “Eu vim uma vez na festa e queria muito voltar. A comida está uma delícia”.
Para quem quiser aproveitar a gastronomia da festa, a Fenarreco foi prorrogada até domingo (22). A programação completa está disponível em fenarreco.tur.br e instagram.com/fenarreco.