Festa adere a campanha ganha-ganha, onde a cada 30 copos vazios, pode trocar por um copo cheio
Além do tradicional marreco recheado com repolho roxo, outro destaque que toma conta da Fenarreco é o chopp gelado, sempre presente nas festas de outubro. Este ano, quatro cervejarias garantem a diversão dos amantes da bebida. A Germânia, cervejaria oficial do evento, é acompanhada por três artesanais que trazem o melhor do chopp especial.
Germânia: tradição e sustentabilidade
A Germânia oferece os já conhecidos chopp IPA, Pilsen, Escuro e de vinho, mas apresenta uma novidade para esta edição: o Munchen Helles, um chopp mais leve e suave, ideal para quem prefere evitar o amargor das cervejas mais tradicionais. Além disso, a empresa realiza a campanha “ganha-ganha”, incentivando a sustentabilidade. A cada 30 copos de chopp vazios, o visitante pode trocá-los por um chopp grátis em uma das barracas da Germânia.
Os amigos Delcio, Janaina e Leo, vieram de Minas Gerais para Fenarreco pela sexta vez consecutiva. “Eu gosto muito de cerveja, digo que bebo de domingo a domingo. Hoje, já experimentamos alguns chopps, principalmente o tradicional. Gostei muito. Festa com chopp sempre é muito divertido”, comenta Janaina Santos.
Barracuda: a cervejaria bem premiada
Outra participante é a Barracuda, cervejaria de Gaspar, que traz sete opções de chopp para a festa. O grande destaque é o chopp de vinho, com 6,5% de teor alcoólico, muito apreciado pelos frequentadores. A cervejaria também exibe seu premiado Extra Pilsen, um puro malte que recebeu medalha de bronze no concurso Brasil Beer Cup 2024. Outros dois rótulos da Barracuda também se destacam: o Red Ale, com notas de caramelo e medalha de prata na Copa Sul-Americana de Cerveja 2024, e o Baltic Porter, com 8,5% de teor alcoólico e notas de café e chocolate amargo, vencedor da medalha de ouro na mesma competição.
Faroeste: 10 opções de chopp variados
A segunda cervejaria artesanal vem de Itajaí. A Faroeste apresenta 10 tipos de chopp, incluindo versões tradicionais e sabores mais exóticos, como chopp de frutas. As variações do tradicional IPA com cacau e tangerina chamam atenção. O Black IPA, mais encorpado, oferece um sabor robusto, enquanto o Catarina Sour, com um toque cítrico, se destaca entre os consumidores. Essa bebida de estilo catarinense utiliza lactobacilos na fermentação, conferindo um sabor diferente. A Faroeste ainda traz opções mais densas, como os chopps Robust, Belgian e Brown, conhecidos por serem mais alcoólicos.
Zehn Bier: Brusque com causa nobre
Fechando o trio das artesanais, a Zehn Bier, de Brusque, traz à sua barraca diversas outras cervejarias da cidade. O grande sucesso da vez é o Pilsen Rosa, chopp tradicional tingido com corante rosa em apoio à luta contra o câncer de mama. A cada litro vendido, R$ 1 é destinado à causa.
Outro destaque da Zehn Bier é o Fruit Beer de Maracujá, que utiliza suco de polpa de fruta natural, proporcionando um sabor refrescante. Para os paladares mais doces, a cervejaria oferece ainda o chopp de Vinho Branco, uma alternativa mais suave. Pensando em quem não pode ou não deseja consumir álcool, a Zehn Bier traz várias opções de chopp sem álcool, incluindo versões de maracujá, como explica o frequentador Delcio Geraldo da Mata. “Eu estou fazendo um tratamento de seis meses que não pode ingerir álcool. O chopp não alcoólico é uma boa opção, e aqui encontramos não só o tradicional, como outros sabores de chopp sem álcool, como o de maracujá”, finaliza o visitante.
A Fenarreco segue até domingo (20), com o melhor da gastronomia típica, música, diversão e chopp gelado. O Projeto Cultural 37° Fenarreco é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Komprão e Havan, é realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal.