De reparos no pavilhão à presença de intérprete de Libras, iniciativas melhoram a experiência dos visitantes
A edição de 2024 da festa mais gostosa do Brasil se destaca em diversos aspectos. Além da entrada gratuita todos os dias, democratizando o acesso, os preços dos produtos tiveram pequenos reajustes em comparação ao ano anterior. O pavilhão também passou por melhorias para garantir mais acessibilidade, como pavimentação asfáltica e reparos em áreas específicas do prédio.
Para idosos e pessoas com deficiência (PCDs), a Fenarreco oferece uma entrada acessível localizada ao lado da entrada principal. Além disso, a festa conta com estacionamento reservado, mesas prioritárias e um espaço exclusivo, com cadeiras, em frente aos palcos principais.
O chão de deck na praça de alimentação, além de deixar o ambiente mais bonito, facilita a locomoção por toda a área. Durante as brincadeiras e apresentações, um intérprete de Libras acompanha o locutor, garantindo inclusão para a comunidade surda.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky, destaca que, além de toda essa preparação, tanto os profissionais diretos quanto os indiretos foram capacitados. “Já começamos desde a recepção com os cuidados necessários. Os atendentes estão preparados para auxiliar todas as pessoas”.
O secretário reforça que a organização da festa sempre priorizou as pessoas. “Todas as reformas e melhorias que realizamos foram pensando nelas, proporcionando mais segurança, comodidade e acessibilidade. É assim que sempre planejamos essa festa desde o início.”
Um dos exemplos positivos de como a Fenarreco tem promovido a acessibilidade pode ser visto na experiência de uma visitante, Marlene Azevedo de 92 anos, carioca, moradora de Navegantes, que usa cadeira de rodas e destacou a facilidade de locomoção durante a festa. “Eu tenho uma condição que me cansa rapidamente, mas aqui na festa não tive dificuldades para me movimentar. Está tudo bem acessível, e pude aproveitar as atrações tranquilamente”, afirmou
O Projeto Cultural 37° Fenarreco é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, com Patrocínio do Komprão e Havan, e realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal.