Emili Almeida é eleita a rainha da 38ª Fenarreco

Festa encerrou neste domingo (20) e teve recorde de público e faturamento

Mais uma Fenarreco chega ao fim. A 37ª edição da Festa Nacional do Marreco teve seu último dia neste domingo (20). Como de costume, foi coroado o novo trio de realeza que representará a festa e a cidade de Brusque pelo próximo um ano. Emili Almeida foi eleita como rainha, acompanhada da 1° princesa Maria Eduarda Nunes Debatin e 2° princesa Camily Merizio.

No concurso da realeza, foram avaliados critérios de beleza, simpatia, desenvoltura na passarela e comunicação. As oito candidatas desfilaram com o traje típico alemão, e cada uma pode fazer um discurso individual. A eleita rainha, Emili, fez seu discurso primeiramente em alemão, e depois falou sobre o orgulho em poder representar Brusque. Agora, o novo trio tem o desafio de levar o nome da Fenarreco.

37ª Fenarreco

Neste ano, durante os 11 dias de festa, mais de 100 mil pessoas passaram pela Fenarreco, que teve entrada gratuita todos os dias. Este é recorde de público em toda a história da festa e também de faturamento, com mais de R$ 5 milhões. “A gente encerra hoje a 37ª Fenarreco com um feedback muito positivo, não só para os brusquenses, mas também para todos os turistas que estiveram por aqui curtindo a festa mais gostosa do Brasil”, complementa o prefeito André Vechi.

O concurso foi no início da noite, mas a festa começou cedo. Às 11h os portões do Pavilhão abriram para receber os fenafesteiros, já com a apresentação no pavilhão cultural dos Amigos do Canto Alemão. Às 12h, Sandra e Wilson animaram o almoço dos visitantes no Restaurante do Schmit. Ainda teve apresentação cultural dos grupos: Musical Master, Grupo Alle Tanzen Zusammen, Banda Estrela de Ouro, Banda Champagne, e Grupo Folclórico Tutti Buona Gente.

“Já é tradição vir a Fenarreco. Estive aqui sábado passado. Pude comer as receitas típicas, e aproveitar muito. Achei muito bom a agilidade dos caixas, não tive nenhum problema para comprar nada. A festa estava linda. Gostei bastante da edição deste ano”, comentou a moradora do bairro Águas Claras, Maria Lopes.

O Projeto Cultural 37° Fenarreco foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Komprão e Havan, e realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Milhares visitantes passaram pela Fenarreco neste sábado (19)

Última noite no Pavilhão Superior garantiu animação de todos

O sábado (19) da Fenarreco movimentou os pavilhões, atraindo milhares de visitantes ao longo do dia. Antes da grande noite, milhares de fenafesteiros aproveitaram o restaurante, a praça de alimentação, o parque de diversões e a feira de artesanato.

Com um copo de chopp na mão, o público pode curtir as apresentações do Musical Zillertal, do Grupo de Canto Alemão Deutscher Sängerverein, do Choppmotorrad, além dos grupos folclóricos Grunes Tal e Pommernkreiner. As brincadeiras típicas com premiação também animaram os participantes.

A noite começou com a apresentação do Grupo Folclórico Alpino Germânico, às 20h, no Pavilhão Cultural, garantindo muita diversão para os fenafesteiros. Em seguida, a Banda XV Show subiu ao palco para dar início às coreografias. No mesmo horário, a banda Hipnose abriu a última grande noite no Pavilhão Superior, seguida pela Society Band. O encerramento do Pavilhão Cultural ficou por conta da Banda Verde Vale.

A fenafesteira Janine Aquino Alves, que veio da Guabiruba, foi uma das mais animadas durante as coreografias. “Estou adorando cada momento, a energia da festa é contagiante. A gente dança, bebe, come, da muito risada e reencontra amigos, Fenarreco sempre é bom”.

O concurso de Chopp em Metro foi um dos destaques da noite. O vencedor dos homens foi Ruan dos Santos, morador do bairro Limeira. Já na competição feminina, a vencedora foi a Rafaela Fischer, do bairro São Pedro.

Entre os presentes, estava o prefeito de Brusque, André Vechi, que fez uma avaliação positiva da festa: “Com os feedbacks que estamos recebendo, sabemos que estamos no caminho certo”, disse. “Sempre temos algo para melhorar mas, com certeza, nosso objetivo foi alcançado”, continuou.

Questionado sobre a próxima edição, Vechi já adianta que diversas questões já estão no planejamento. “Queremos deixar cada vez mais o Pavilhão aconchegante e seguro para nossa população. Já temos algumas reformas e mudanças previstas e com certeza, vamos trabalhar para melhorar cada vez mais nossa festa”, conclui o prefeito.

O domingo (20) marca o último dia da 37ª edição da Fenarreco. Os portões abrem às 11h, com o tradicional almoço ao som da dupla Sandro e Wilson. O dia também contará com mais atrações musicais e brincadeiras típicas. O Musical Master sobe ao palco do Pavilhão Cultural às 12h15, seguido pelo grupo Alle Tanzen Zusammen às 15h, Banda Estrela de Ouro às 15h30 e Banda Champagne às 20h.

O grande destaque do dia será a escolha da realeza da 38ª edição da “Festa mais gostosa do Brasil”. A partir das 18h30, as torcidas vão vibrar e torcer por suas candidatas a rainha.

O Projeto Cultural 37° Fenarreco é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, com Patrocínio do Komprão e Havan, e realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Último final de semana para curtir a 37ª Fenarreco

Festa mais gostosa do Brasil encerra neste domingo (20)

Toda festa tem seu fim e a 37ª Fenarreco, a Festa Nacional do Marreco, encerra no domingo (20). Mas, até lá, os fenafesteiros têm muito o que curtir nos pavilhões da festa mais gostosa do Brasil. Os portões abrem diariamente às 11 horas e a festa segue até madrugada. A entrada é gratuita.

A programação desta sexta-feira (18) conta com as bandas Die Lustigen Musikanten, Tropical Band e San German no pavilhão Cultural. O pavilhão Principal tem Os Sonatas e Adler’s Band. As competições de Chopp em Metro e Punho de Aço, vão animar os fenafesteiros.

No sábado (19), a programação musical inicia com o Musical Zillertal, às 12h. Durante o dia haverá apresentações de grupos folclóricos e brincadeiras. A festa vai até madrugada. Às 21h abrem os portões do pavilhão Principal, com banda Hipnose e Society Band.

No domingo (20), último dia de festa, será eleita a nova realeza da Fenarreco. O concurso inicia 18h30, quando oito candidatas disputarão o título de rainha, primeira e segunda princesas. Em seguida a banda Champagne sobe ao palco para o encerramento da festa mais gostosa do Brasil.

O Projeto Cultural 37° Fenarreco é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Komprão e Havan, é realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal. A programação completa você acompanha em www.instagram.com/fenarreco.

Confira a programação da Fenarreco para o final de semana:

18 de outubro
11h – Abertura dos portões

Pavilhão Principal:
21h – Banda Os Sonatas
0h – Concurso Tomadores De Chopp Em Metro
0h15 – Competição: Punho de aço
0h30 Adler’s Band
3h30 – Encerramento

Pavilhão Cultural:
15h – Entretenimento
18h – Die Lustigen Musikanten Band
20h – Entretenimento
21h – Tropical Band
0h – Banda San German
3h – Encerramento

Restaurante:
12h – Regas Buam
20h – Momento Cultural Grupo folclórico Edelweiss

19 de outubro
11h – Abertura dos portões

Pavilhão Principal:
21h – Banda Hipnose
0h30 – Concurso Tomadores De Chopp Em Metro
0h45 – Competição: Punho de Aço
1h – Society Band
3h30 – Encerramento

Pavilhão Cultural:
13h – Momento Cultural – Grupo de Canto Alemão Deutscher Sangerverein
13h45 – Concurso Comendo Rollmops
14h – Choppmotorrad
15h – Entretenimento
16h30 – Entretenimento
17h – Pommernkreiner
20h – Momento Cultural Grupo folclórico Alpino Germânico
20h45 – Entretenimento
21h – Banda XV Show
22h30 – Entretenimento
23h30 – Banda Verde Vale
2h30 – Encerramento

Restaurante:
12h – Musical Zillertal
15h – Momento Cultural Grupo Folcórico Grünestal

20 de outubro
11h – Abertura dos portões

Pavilhão Cultural:
11h – Momento Cultural Amigos do Canto Alemão
12h15 – Concurso Comendo Rolmops
12h30 – Musical Master
15h – Momento Cultural Grupo Alle Tanzen Zusammen
15h30 – Banda Estrela de Ouro
16h30 – Entretenimento
18h30 – Escolha da Rainha da 38ª Fenarreco
20h – Banda Champagne
23h – Encerramento

Restaurante:
12h – Sandro e Wilson
17h – Momento Cultural Grupo Folclórico Tutti Buona Gente

Conheça a cozinha da festa mais gostosa do Brasil

Gastronomia típica alemã é o carro-chefe da Fenarreco e atrai turistas de todo o Brasil

São oito toneladas de marreco, três de joelho de porco. Uma tonelada de repolho roxo e outra do verde, além de quatro toneladas de batata. Este é só o início da lista de ingredientes da cozinha do restaurante oficial da Fenarreco para matar a fome dos milhares de fenafesteiros que passam pela festa mais gostosa do Brasil.

A logística de preparação para a Fenarreco inicia com um mês de antecedência. Já durante a festa, a cozinha começa a funcionar ainda de madrugada, às 5 horas. E segue até a 1h da madrugada. Ao todo, aos finais de semana, dias de maior movimento, são 80 pessoas trabalhando em ritmo orquestrado para atender os fenafesteiros.

O prato mais procurado é o marreco recheado. Mas ainda há outras cinco receitas com a iguaria. O segundo mais pedido é o eisbein, joelho de porco. No buffet, os visitantes não precisam escolher, além dos cinco pratos típicos, mais de 60 itens compõem o cardápio.

Até esta terça-feira (16) os fenafesteiros haviam consumido 5.710 buffets, sendo 2.106 apenas no domingo (13). “O nosso maior desafio, sem dúvidas, é cozinhar grandes quantidades mantendo a qualidade”, destaca o proprietário do restaurante, Rodrigo Schmitt.

E desta forma, turistas vem de diversos lugares do país para degustar a comida típica. O chinês radicado em Curitiba (PR) Fun Kin Shing veio com sua esposa Elizabeth especialmente para comer o prato principal da festa: marreco recheado. “Chegamos para almoço, vamos fazer compras e voltaremos para jantar. Eu gosto muito da comida alemã e a comida aqui está uma delícia”, destaca.

O Projeto Cultural 37° Fenarreco é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Komprão e Havan, é realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal. A festa segue até domingo (20).

Última sexta-feira de Fenarreco celebra grande sucesso do evento

Fenafesteiros vieram ao pavilhão e proporcionaram uma enorme festa

A última sexta-feira de Fenarreco 2024 ficará marcada como um dos dias de maior animação do público, com o Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof fazendo uma grande celebração para a abertura do último fim de semana da festa.

Chamou a atenção a descontração e a animação dos que vieram curtir a “Fena” na entrada do final de semana. Desde os mais jovens até os “menos jovens”, a noite foi de muita dança, festa e brincadeiras.

Diversos grupos de dança com músicas tradicionais alemãs “puxaram” o público, que acompanhava os passos na pista com a desenvoltura de sempre, fazendo até o chão tremer em algumas ocasiões.

Apesar da boa movimentação do público, não houve aglomerações nas entradas e nem ocorrências internas, de acordo com a Polícia Militar. Toda a noite de sexta-feira transcorreu sem quaisquer problemas.

Vice-prefeito Deco Batisti chega de Brasília e prestigia Fenarreco

Após passar a semana em Brasília numa comitiva oficial em busca de recursos para o município, o vice-prefeito Deco Batisti, que chegou na tarde desta sexta-feira a Brusque, aproveitou para prestigiar a última sexta-feira da Fenarreco 2024. E gostou do que viu.

“Com certeza a Fenarreco está maravilhosa, não só pela entrada gratuita, que deu a oportunidade de muitas pessoas participarem, mas também pela animação, pela música, pelos jogos, por tudo que ela está proporcionando às pessoas”, disse.

Deco fez questão de lembrar da importância da Fenarreco para a comunidade local, que sempre procurou respeitar e valorizar suas raízes e tradições. “É um momento de confraternização da comunidade brusquense, do povo brusquense, uma festa tradicional e com certeza todo mundo está nesse ritmo de confraternização, de alegria que a Fenarreco está entregando para todo mundo”, concluiu o vice-prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendoswky, classificou a Fenarreco 2024 como um evento altamente positivo até aqui. “Todas as considerações que as pessoas fazem, existe só elogio. E não são só pessoas de Brusque, principalmente pessoas de fora de Brusque. Inclusive pessoas que moram em Blumenau, que frequentam Oktober, que estão frequentando a Fenarreco e não se cansam de elogiar”, afirmou o secretário.

Sobre a expectativa para os últimos dias desta 37ª edição da Fenarreco, o secretário Valdir mostra-se muito animado. “Com certeza o sábado vai ser igual ao sábado passado, onde quase 20 mil pessoas passaram aqui no pavilhão. E domingo, para encerrar com chave de ouro, a eleição da nova realeza da Fenarreco, a gente vai fazer com que as pessoas se sintam muito melhor quando saem do que quando entram”, garantiu.

Confira a programação da Fenarreco para o final de semana:

19 de outubro
11h – Abertura dos portões

Pavilhão Principal:
21h – Banda Hipnose
0h30 – Concurso Tomadores De Chopp Em Metro
0h45 – Competição: Punho de Aço
1h – Society Band
3h30 – Encerramento

Pavilhão Cultural:
13h – Momento Cultural – Grupo de Canto Alemão Deutscher Sangerverein
13h45 – Concurso Comendo Rollmops
14h – Choppmotorrad
15h – Entretenimento
16h30 – Entretenimento
17h – Pommernkreiner
20h – Momento Cultural Grupo olclórico Alpino Germânico
20h45 – Entretenimento
21h – Banda XV Show
22h30 – Entretenimento
23h30 – Banda Verde Vale
2h30 – Encerramento

Restaurante:
12h – Musical Zillertal
15h – Momento Cultural Grupo Folclórico Grünestal

20 de outubro
11h – Abertura dos portões

Pavilhão Cultural:
11h – Momento Cultural Amigos do Canto Alemão
12h15 – Concurso Comendo Rollmops
12h30 – Musical Master
15h – Momento Cultural Grupo Alle Tanzen Zusammen
15h30 – Banda Estrela de Ouro
16h30 – Entretenimento
18h30 – Escolha da Rainha da 38ª Fenarreco
20h – Banda Champagne
23h – Encerramento

Restaurante:
12h – Sandro e Wilson
17h – Momento Cultural Grupo Folclórico Tutti Buona Gente

A Fenarreco segue até domingo (20), com o melhor da gastronomia típica, música, diversão e chopp gelado. O Projeto Cultural 37° Fenarreco é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Komprão e Havan, é realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Chopp gelado e diversidade de sabores marcam a Fenarreco 2024

Festa adere a campanha ganha-ganha, onde a cada 30 copos vazios, pode trocar por um copo cheio

Além do tradicional marreco recheado com repolho roxo, outro destaque que toma conta da Fenarreco é o chopp gelado, sempre presente nas festas de outubro. Este ano, quatro cervejarias garantem a diversão dos amantes da bebida. A Germânia, cervejaria oficial do evento, é acompanhada por três artesanais que trazem o melhor do chopp especial.

Germânia: tradição e sustentabilidade

A Germânia oferece os já conhecidos chopp IPA, Pilsen, Escuro e de vinho, mas apresenta uma novidade para esta edição: o Munchen Helles, um chopp mais leve e suave, ideal para quem prefere evitar o amargor das cervejas mais tradicionais. Além disso, a empresa realiza a campanha “ganha-ganha”, incentivando a sustentabilidade. A cada 30 copos de chopp vazios, o visitante pode trocá-los por um chopp grátis em uma das barracas da Germânia.

Os amigos Delcio, Janaina e Leo, vieram de Minas Gerais para Fenarreco pela sexta vez consecutiva. “Eu gosto muito de cerveja, digo que bebo de domingo a domingo. Hoje, já experimentamos alguns chopps, principalmente o tradicional. Gostei muito. Festa com chopp sempre é muito divertido”, comenta Janaina Santos.

Barracuda: a cervejaria bem premiada

Outra participante é a Barracuda, cervejaria de Gaspar, que traz sete opções de chopp para a festa. O grande destaque é o chopp de vinho, com 6,5% de teor alcoólico, muito apreciado pelos frequentadores. A cervejaria também exibe seu premiado Extra Pilsen, um puro malte que recebeu medalha de bronze no concurso Brasil Beer Cup 2024. Outros dois rótulos da Barracuda também se destacam: o Red Ale, com notas de caramelo e medalha de prata na Copa Sul-Americana de Cerveja 2024, e o Baltic Porter, com 8,5% de teor alcoólico e notas de café e chocolate amargo, vencedor da medalha de ouro na mesma competição.

Faroeste: 10 opções de chopp variados

A segunda cervejaria artesanal vem de Itajaí. A Faroeste apresenta 10 tipos de chopp, incluindo versões tradicionais e sabores mais exóticos, como chopp de frutas. As variações do tradicional IPA com cacau e tangerina chamam atenção. O Black IPA, mais encorpado, oferece um sabor robusto, enquanto o Catarina Sour, com um toque cítrico, se destaca entre os consumidores. Essa bebida de estilo catarinense utiliza lactobacilos na fermentação, conferindo um sabor diferente. A Faroeste ainda traz opções mais densas, como os chopps Robust, Belgian e Brown, conhecidos por serem mais alcoólicos.

Zehn Bier: Brusque com causa nobre

Fechando o trio das artesanais, a Zehn Bier, de Brusque, traz à sua barraca diversas outras cervejarias da cidade. O grande sucesso da vez é o Pilsen Rosa, chopp tradicional tingido com corante rosa em apoio à luta contra o câncer de mama. A cada litro vendido, R$ 1 é destinado à causa.

Outro destaque da Zehn Bier é o Fruit Beer de Maracujá, que utiliza suco de polpa de fruta natural, proporcionando um sabor refrescante. Para os paladares mais doces, a cervejaria oferece ainda o chopp de Vinho Branco, uma alternativa mais suave. Pensando em quem não pode ou não deseja consumir álcool, a Zehn Bier traz várias opções de chopp sem álcool, incluindo versões de maracujá, como explica o frequentador Delcio Geraldo da Mata. “Eu estou fazendo um tratamento de seis meses que não pode ingerir álcool. O chopp não alcoólico é uma boa opção, e aqui encontramos não só o tradicional, como outros sabores de chopp sem álcool, como o de maracujá”, finaliza o visitante.

A Fenarreco segue até domingo (20), com o melhor da gastronomia típica, música, diversão e chopp gelado. O Projeto Cultural 37° Fenarreco é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Komprão e Havan, é realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fenarreco Love Story: Audiopeça inspirada na “festa mais gostosa do Brasil” é lançada nesta sexta (18)

Produção do Trama Grupo de Teatro vai ter três sessões gratuitas, na Fundação Cultural de Brusque

Imagine a história da Fenarreco contada no teatro. Agora imagine essa mesma história encenada no teatro por um grupo de… Marrecos. Essa é a audiopeça de ficção: Fenarreco Love Story, criada e dirigida pelo artista brusquense Everton Girardi. O lançamento ocorre nesta sexta-feira (18), em três sessões gratuitas: a primeira às 9h, a segunda às 18h45 e a terceira às 20h, todas na sala de teatro da Fundação Cultural de Brusque, que estará ambientada a caráter para a ocasião. A ação é uma produção do Trama Grupo de Teatro, de Brusque (SC). A classificação indicativa é livre.

Girardi é o narrador da audiopeça, que resgata passado, tradição, costumes, mas também contrasta a identidade oficial da festa, com a realidade sociocultural contemporânea que caracteriza e transforma a cidade. Para emprestar voz e interpretação aos marrecos que protagonizam a audiopeça, Everton escalou cinco artistas da região: Antônia Garcia, Emiliano de Souza, Jeferson Luiz Dalmolin, Jenifer Schlindwein e Talita Garcia.

“O conflito da trama reflete as tensões reais que se estabelecem entre a tentativa de preservar a memória coletiva e a invasão de novas correntes de pensamento, trazidas tanto a partir das novas gerações quanto por imigrantes”, adianta o diretor. “Os marrecos iniciam o ensaio em coro, mas logo são tomados pela necessidade de expressar as próprias narrativas e pontos de vista”, acrescenta.

Contemplado pelo Prêmio Wilson Erasmo Quintino dos Santos, o projeto Fenarreco Love Story recebeu o patrocínio da Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque e com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) no ano de 2024.

Plataformas digitais e e-book
Após a estreia, a audiopeça será postada em plataformas digitais como Soundcloud e Spotify. Outra ação do projeto prevê a disponibilização de um livro digital (e-book) gratuito com o texto dramatúrgico de Fenarreco Love Story. Os links de acesso a cada material serão disponibilizados nos perfis do Trama (@tramagrupodeteatro) nas mídias sociais Instagram e Facebook.

Serviço
O quê: estreia da audiopeça Fenarreco Love Story.
Quando: sexta-feira, 18 de outubro de 2024.
Onde: sala de teatro da Fundação Cultural de Brusque (Rua Germano Schaeffer, 110, Centro).
Horário: às 9 horas (1ª sessão), às 18h45 (2ª sessão) e às 20 horas (3ª sessão).
Classificação indicativa: livre.
Ingressos: retire meia hora antes de cada sessão, no local.
Duração: 45 minutos.

Sinopse
Em uma cidade colonizada, um grupo de marrecos ensaia um espetáculo teatral sobre a Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco. A ordem é exaltar as tradições e a cultura alemãs legadas àquela terra por seus primeiros imigrantes, mas não demora muito até que as tensões contemporâneas façam eclodir um conflito sem precedentes. No limite entre a cena e a história real da festa criada na cidade de Brusque (SC), o elenco precisa definir quem conta a história de quem. Da antiga celebração comunitária ao marco dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, quem são os marrecos que vivem a festejar? Ou será que eles festejam para viver?

Ficha técnica
Direção, dramaturgia e concepção criativa: Everton Girardi.
Elenco: Antônia Garcia, Emiliano de Souza, Jeferson Luiz Dalmolin, Jenifer Schlindwein e Talita Garcia.
Trilha sonora original, sonoplastia e mixagem: João Minatti.
Masterização e finalização: Demis Assis Kohler.
Produção executiva e assessoria de imprensa: Talita Garcia.
Projeto gráfico e produção de conteúdos digitais: Eduarda Belém.
Produção: Trama Grupo de Teatro.

Larah Nicolly Gonçalves Master é eleita a nova rainha mirim da Fenarreco

Tarde no Pavilhão foi marcada pela escolha da realeza e também pela Fenarreco Mirim

A tarde desta quarta-feira (16) na Fenarreco foi especial. A festa mais gostosa do Brasil já tem a nova realeza mirim que a representará em 2025 e 2026. Larah Nicolly Gonçalves Master foi eleita rainha, acompanhada pela 1ª princesa, Vitória Maria Bartelt, e pela 2ª princesa, Maria Clara Pereira de Simas.

O concurso contou com a participação de 17 candidatas, com idades entre sete e oito anos. A comissão julgadora avaliou simpatia, comunicação e educação. As candidatas encantaram o público com uma coreografia coletiva ao som de músicas tradicionais da Fenarreco e, em seguida, desfilaram individualmente para se apresentarem.

“Estou muito feliz e agradecida a todos que votaram em mim. É uma honra e estou muito animada para o próximo ano”, disse a emocionada rainha Laurah. A faixa foi entregue por Manuela, que representou a cidade e a Fenarreco nos últimos dois anos. “É triste deixar o cargo, mas sei que a nova realeza vai representar a Fenarreco lindamente. Esses dois anos foram uma experiência inesquecível que sempre vou guardar no meu coração com muito carinho”, destacou.

A quarta-feira também foi marcada pela Fenarreco Mirim, com brinquedos gratuitos para crianças de até 12 anos, das 13h às 17h. Jéssica Schwamberger, moradora do bairro Dom Joaquim, trouxe sua filha Júlia, de seis anos, para aproveitar a diversão.

“Ela aproveitou todos os brinquedos e ficou super feliz. Depois, passamos pela área de comidas e ainda assistimos à escolha da realeza mirim”, contou Jéssica.

A programação da Fenarreco segue até domingo (20), quando será eleita a nova realeza adulta. Na quinta-feira (17), o destaque fica por conta da apresentação da Big Band Brusque, formada por 17 músicos sob a regência do maestro Isaque Lacerda, homenageando o maestro brusquense Edino Krieger.

Além disso, a festa continua na quinta. Com os portões abertos às 11h já para o almoço, o dia segue com banda ao meio-dia. Anna do Bandoneon vai acompanhar a galera no restaurante com muita música. A Bandinha da Fenarreco sobe no Pavilhão Cultural já às 16h. Às 18h30 tem a Banda Coração de Ouro seguida pela apresentação da Big Band. Pra fechar a festa, a banda Madamme Frau agita com a galera até a meia noite.

O Projeto Cultural 37° Fenarreco é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Komprão e Havan, é realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fenafesteiros já consumiram mais de 5 mil pratos típicos e cerca de 55 mil copos de chopp

A gastronomia típica alemã e o chopp gelado são os principais atrativos da Fenarreco. Ao todo 45.832 pessoas passaram pelos portões da festa mais gostosa do Brasil nestes primeiros dias.

Até esta terça-feira (15), os fenafesteiros consumiram 5.710 buffets, sendo 2.106 apenas no domingo (13). Foram servidos 1.233 pratos de marreco recheado com repolho roxo, dos quais 565 também foram consumidos no domingo (13). Os demais pratos típicos somaram 881 até o momento. Durante a Fenarreco da Melhor Idade, foram vendidos 566 buffets a um valor especial para idosos.

No total, 54.053 copos de chope foram comercializados, sendo 32.375 da marca Germânia e 21.678 das cervejarias artesanais, somando mais de 21 mil litros da bebida. Além disso, foram vendidos 8.719 unidades de água, 9.342 refrigerantes e 775 sucos.

Na praça de alimentação, 24.584 itens foram comercializados, entre os quais as tradicionais batatas recheadas, hambúrgueres, pizzas, crepes e doces. Já o parque de diversões vendeu 17.796 ingressos. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo avalia que “este é o resultado de um trabalho dedicado a receber e atender bem as pessoas para que possam passar bons momentos na Fenarreco”.

A Fenarreco segue até domingo (20). O Projeto Cultural 37° Fenarreco é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, com Patrocínio do Komprão e Havan, e realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Segurança reforçada garante Fenarreco tranquila

Grande efetivo da PMSC e da segurança privada trazem tranquilidade aos fenafesteiros

Para garantir a tranquilidade de todos os fenafesteiros presentes, a Polícia Militar aumentou consideravelmente seu efetivo para o evento deste ano, assim como a Regência Segurança, empresa privada contratada para fornecer seguranças particulares à Fenarreco.

O balanço da segurança da Fenarreco até aqui foi considerado muito positivo, especialmente por este ano termos um maior fluxo de visitantes por conta da gratuidade. “Nós tivemos um início muito bem prestigiado, desde a abertura do evento, inclusive com a presença do Governador do Estado. Tem sido tranquilo com relação à segurança, foram apenas sete ocorrências, nenhuma ocorrência grave, a maioria por posse de entorpecente, nada demais dentro do pavilhão ou fora”, disse o Comandante do Batalhão da Polícia Militar de Brusque, Tenente-coronel Pedro Machado.

“A Polícia Militar esteve presente, como sempre, fazendo a segurança, apoiando a segurança de todo o pessoal que participa da festa, e esperamos que nos próximos dias a gente tenha também essa mesma tranquilidade para que todos possam curtir a festa com muita segurança”, completou.

Diversas medidas estão sendo adotadas, dentro do Pavilhão e no seu entorno, para assegurar que todos os dias do evento sejam de segurança e tranquilidade. “A segurança está contribuindo para o bom andamento do evento, com controle de veículos autorizados, revistas pessoais, identificação de menores acompanhados dos pais com pulseiras, segurança preventiva de todo perímetro do pavilhão”, explicou a sócia-proprietária da Regência Segurança, Elaine Garcia.

“Esperamos um evento tranquilo, mas estamos em harmonia com a Polícia Militar e Polícia Civil junto a organização do evento. Assim, estamos atentos a qualquer distúrbio e possíveis ameaças, se antecipando a saná-las da melhor maneira possível”, complementou.

E para esta 37ª edição da Fenarreco, há ainda uma novidade na área de segurança do evento: o reconhecimento facial. O sistema da empresa de Brusque Protenet foi contratado e está disponível para utilização das polícias Civil e Militar. “A Prefeitura já possui um convênio com a Protenet, onde já são utilizadas as câmeras para fazer a leitura de placas de veículos. Então, sabendo que eles tinham essa parte do reconhecimento facial, a gente entrou em contato com eles, verificou da possibilidade deles entrarem como patrocinador do evento, onde eles estariam disponibilizando o serviço para a gente, na contrapartida da divulgação da marca deles”, detalhou o diretor de TI da Prefeitura, Edson Moser.

“Então, dessa forma foi organizado e eles procederam com a instalação das câmeras, até com a aquisição de câmeras novas exclusivas para uso na Fenarreco e fizeram toda a parte de instalação, configuração e estão utilizando o sistema analítico, onde é possível através dele fazer o reconhecimento de pessoas que constam em bases públicas de desaparecidos. É possível também fazer a consulta de veículos roubados, veículos com algum problema na parte de documentação, onde isso é feito através do convênio com Detran”, detalhou.